Maduros e tiozonhos eles estão na pista


Os maduros são conhecidos na comunidade gay como coroas, grisalhos e tiozinhos e de uma forma mais jocosa também são chamados de franchona, bicha- carteirão e por ai vai.

Os homens com mais de 50 formam um público economicamente estável, ativo e culturalmente bem informado. Quanto ao nível de instrução, 49,17% têm nível superior completo e 14,28% são pós-graduados, no quesito profissão, a maioria ainda possui uma vida profissional ativa: 62% do total

O fato de a tecnologia estética ter garantido a juventude por mais tempo faz com que homens na faixa dos cinquenta anos passem a freqüentar locais antes restritos aos mais novinhos.


Na The Week, casa que reúne a massa barbie de São Paulo, na X-Demente do Rio ou na Josefine de Belo Horizonte, é comum encontrarmos homens maduros dançando sem camisa.

Ao invés de pensar que eles estariam em locais mais tranquilos, esses gays cinquentões gostam de música eletrônica e de malhação.

Existem aqueles que se integram ao ambiente, buscando assemelhar-se com o público mais jovem; cuidam do corpo, frequentam academias, são vaidosos, agem de maneira mais jovial, usam as roupas da moda e dançam com os demais da mesma maneira.

Existem também aqueles que participam da cena com um outro comportamento: os expectadores. “São aqueles que não se identificam mais com aquele tipo de diversão e estilo de vida, sentindo que já passaram por aquilo e assistem a tudo com outros olhos. Geralmente apresentam atitude mais calma, que desprende menos conflitos”.

Os frequentadores

Aqui no Brasil um corpo sarado passa por cima de qualquer idade, já nos EUA a história já é um pouco diferente.
Os cinquentões só se relacionam com outros da mesma faixa etária e só ficam com os mais jovens quando estes caem no fetiche do ‘papai e filho´, as coisas são mais difíceis por lá, e parece que a idade tem um peso maior.

Já Sidney é o lugar do mundo onde este preconceito existe menos. Por ser uma sociedade bastante aberta para a questão da homossexualidade, os homens se relacionam de uma maneira mais aberta também. A cultura dos sub-grupos de gays, de modernos, barbies, fashionistas parece existir de maneira bem mais amena por lá.

Até pouco tempo os cinquentões não tinham muitas opções para encontrar alguém; se não tivesse o corpo sarado, então, esqueça, vão viver de pagar michê”. No entanto, se dermos um passeio em sites de encontro e no msn, vamos ver cinquentões sendo assediados de forma rasgada; parece que todo mundo quer ter seu “ tiozinho", seu ursinho, seu daddy.

O mais engraçado é que um cinquentão dificilmente quer outro cinquentão, eles sempre estão em busca de alguém na casa dos 20, ou 30 no máximo, criando aquilo que se chama de geração intergeracional.- Muitos cinquentões gostam mesmo é de sair à noite e conhecer alguém interessante, de qualquer idade,e a maioria dos cinquentões alegam que todas as idades tem seu encanto. Portanto, não se preocupem com padrões, não tenham problemas com idade e se joguem porque certamente, pelo que se vê nos sites de encontros, você tem tudo para fazer sucesso.


Quem são esses maduros
Estima-se em pelo menos 2 milhões os gays masculinos no Brasil com idade igual ou superior a 50 anos.
57% têm nível superior, 36% são da classe A e 47% da classe B
40% estão em SP, 15% estão no RJ, 8% estão em MG e RS e 29% no restante do Brasil
Gastam 30% mais do que qualquer hetero na mesma faixa de idade.
Mais de 80% não frequenta points gays – bares, saunas e boates.
Preferem relações sociais fora do meio - são vistos em restaurantes, cinema, teatro, eventos culturais, shopping Center, academias e gostam de viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Legal obrigado por participar você é muito importante para o Olhar Masculino Gay de Piracicaba