Mãe sempre sabe

Edith Modesto é escritora, professora universitária e pesquisadora, mestra e doutora em Semiótica francesa pela USP e escritora de ficção juvenil e de livros para adultos sobre homossexualidade.

Em 1992, descobriu que o caçula de seus sete filhos (seis homens e uma mulher) é homossexual. Desesperada, sentindo-se muito só e completamente ignorante sobre a questão, ela procurou outra mãe como ela para conversar e não encontrou.

Quando contei para os meus pais sobre minha orientação sexual, vi no rosto deles a reprovação. Meu pai sentia nojo de mim. Já minha mãe, não podia sequer olhar nos meus olhos. Jamais imaginei que pudesse passar por aquela situação. Passeimuito tempo sem falar com eles e foi através das páginas de'Mãe sempre sabe?', livro de Edith Modesto, também escritora de 'Vidas em Arco-Íris' e criadora do Grupo de Pais e Homossexuais (GPH), que pude entender um pouco mais de como meus pais se sentem.



Apesar de Edith frisar o tempo todo que as reações de cada pai e mãe é diferente. Não há como negar que muito do que é relatado no livro acontece não só comigo, mas com muitos jovens. Edith é sutil em suas palavras e começa a obra, onde pretende expor os mitos e as verdades sobre pais e seus filhos homossexuais, contando a sua própria experiência.

Para ela, assim como para milhares de mães, o choque de ver "tudo que idealizamos para nossos filhos cair por terra", quando o filho diz que é gay é a princípio, a maior desgraça de todas. "Fui ao chão", conta. Edith, no entanto, se reergueu, foi atrás de explicações, ficou ao lado de seu filho e superou todos os contratempos da tão difícil aceitação. "Uma verdadeira cirurgia sem anestesia", relata.

Ela explica os mitos da homossexualidade, tais como: ser gay é uma opção? uma escolha? Homossexuais são pessoas sem caráter? Ao me deparar com esta pergunta, lembrei que muitas vezes minha família se refere a gays como pessoas ruins, como se fossem podres. Parei. Chorei por alguns instantes, mas continuei a leitura.

"Nós pais temos medo que nossos filhos se tornem travestis. Isso é um pavor que eu tenho até hoje", confessa Edith quando fala sobre identidade de gênero e transexualidade. A parte mais importante de 'Mãe sempre sabe?' é quando a autora explica as diversas fases da aceitação:

Descoberta.
Envolve medo, culpa, desespero e frustração.
Perda.
do luto e a fuga.
Negação.

Conformação.
Aceitação.
"Muitos pais param no meio do caminho"

Sempre sóbria e acima de tudo mãe, Edith Modesto consegue responder e ajudar tanto pais como filhos a encarar de frente a Orientação Sexual com um livro baseado em depoimentos emocionados e verdadeiros.

Afinal, mãe sempre sabe? "Não, dizer que mãe sempre sabe a sexualidade de seu filho é mais um mito que cerca a homossexualidade", afirma Edith, em um dos capítulos de seu livro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Legal obrigado por participar você é muito importante para o Olhar Masculino Gay de Piracicaba