meus heróis morreram de overdose

Nós aqui no Olhar Masculino não somos de levantar bandeiras, aliás preferimos usar mastros para outros fins, mas como estamos recebendo esse e-mail insistentemente a alguns dias vamos publicar, nosso objetivo é "Saber a Opinião de Você" portanto deixem seus comentários Ok.

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto:


Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados.
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora.
Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante. Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .
Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'

Karla Christine
Psicóloga Clínica

A karla Christina, "psicóloga clinica" não colocou na mensagem seu CRP que é a identificação de todo psicólogo, mas enfim a mensagem esta rolando na rede, deixem seus comentários e se alguem conhecer a "Psicologa" peçam que ela se identifique profissionalmente.

4 comentários:

  1. SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM ELA...
    Amei o filme quando vi mas depois de ler o post sinto que fui meio induzido pela midia que cada dia mais quer impor valores que NÃO são nossos.
    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Na realidade não gosto de Cazuza, não me identifico, então creio que não seja a pessoa certa a falar mas enfim...
    Eu não vi o tal referido filme também, e tão pouco sei muito da vida do tarzinho...

    Em Suma buscamos fora de casa o que não temos dentro, e isso diz respeito a ídolos também. Por certo Cazuza não é nenhum modelo ideal a ser seguido isso de acordo com o modelo PMDB, (Risos)... Agora se seu modelo ou ideal de vida é outro daí é uma outra história... E problema seu também, que fique bem claro. Isso lógico se não causar problemas a ninguém, caso contrário passa ser problema de todos ...

    O estilo de vida de Cazuza não é o estilo de vida ideal, é um estilo de vida que não tem nada a somar - ao meu ver -, não possui nenhum reforço positivo. Foi ao que parece uma existência de feitos, mas sem ganhos. Ganhos para ele.
    Que sua obra possuí valor isso é inegável. Mas a que preço?
    Onde estaria Cazuza se ele estivesse vivo hoje?
    Bangu I, II, III ?

    Todo o problema em volta do assunto em relação a filha, denota que ela tem certo receio que a filha venha a ser tornar uma usuária de drogas e que monte uma banda e sai traficar por aí... E quem não têm?

    Paranóia.

    O nivel de informação que os adolescente possuem hoje em dia e MUITO grande. As escolas possuem programas contra drogas, não que funcionem é claro... Mas isso é um outro assunto.
    Sabe-se que existem vários motivos para alguém virar usuário, desde curiosidade a valvula de escape. Agora se vocês pais são ausentes, o preço pode ser esse...

    Mas realmente não sei o porque de tanto alarde.

    Sobre o correto, bom, em um pais de hipocrisias falar sobre o devidamente correto chega a ser absurdo. Com tantos outros problemas realmente de maior importancia, ficar perdendo tempo com um artísta que nem vivo mais está é preocupante...
    Novamente sobre o correto, não o correto não dá Ibope desde que o mundo e mundo, o ser humano ainda não aprendeu isso se é que aprenderá.
    A não ser que seja feito em Hollywood em uma mega produção.... Mas que com certeza vai ter um toque de drama ...

    Sim, realmente temos que rever os nossos conceitos, mas é para mudar nossa sociedade. Tornando-a mais justa e igualitária.E não porque você assistiu algo que vá induzi-lo a fazer determinado ato.
    Gente realmente ela nesse ponto está certa, falar NÃO é muito importante.
    Digam NÃO!

    Mas o mais importante é que quando você for assistir a um filme, que retrate a vida de um artísta, que não foi assim um modelo a ser seguido, que você tenha em mente QUE SE TRATA DE UM FILME!!! Baseado ou não na vida de alguém, ponto.
    E que tenha um pingo de juízo de sair da sala de cinema e não repetir nada que foi exibido lá dentro. Isso incluí, saltar do alto de um prédio, usar drogas, dar uma de Harry Potter,ou montar uma banda... Essa última principalmente, seus vizinhos vão agradecer (Risos).
    Se forem fazer algo façam por outros motivos e não porque viram em um filme. Isso não incluí Saltar do alto do prédio e usar Drogas.

    Que foi?
    Você nunca deu uma de Harry Potter?
    (Risos)

    ResponderExcluir
  3. eu já acho que temos que avaliar o que estamos vendo para podermos comentar. todos nós tivemos nossa fase de rebeldia ( mas muitos esquecem isso ) e tivemos que extravasar isso de um jeito ou de outro. ele cometeu excessos? com toda certeza, mas não podemos esquecer o que arte dele nasceu. eu acho que valeu, mas pagou um preço alto por isso.

    ResponderExcluir
  4. Vejam o artigo resposta de um prodígio, grande amante das palavras...

    http://blogln.ning.com/profiles/blogs/da-razao-de-um-maior

    No portal Luis Nassif

    ResponderExcluir

Legal obrigado por participar você é muito importante para o Olhar Masculino Gay de Piracicaba