Seu amigo descobriu que você é gay

Dois rapazes eram amigos até debaixo dágua, desde a infância, tipo unha e carne, daqueles que não se largam. Se um tinha um problema corria a procurar a ajuda do outro. Mas vai que um dia um deles encontrou o grande amor, e eles que sempre se ajudaram na hora de conquistar mulheres começaram a ter discussões. O amigo não aceitava a namorada do outro e vivia criando situações para que o outro a largasse e voltasse à antiga vida de bandalheira, cada noite com uma mulher diferente. A namorada - claro - detestava o amigo do namorado e viviam se alfinetando.

Um belo dia - não me lembro mais a troco de que - os dois estão sentados lado a lado conversando e pinta um clima, o amigo lasca um puta de um beijo na boca do outro e confessa que sempre fora apaixonado por ele.


Nos filmes os amigos se afastam, um disse que não era nada daquilo, que era só amizade da parte dele e que sentia muito que o outro tivesse confundido as coisas do outro jeito e que ele jamais poderia retribuir o amor do outro. Ficou um clima chato a partir daí, até que houve um 'desfecho dramático' como costuma acontecer nesses dramas de Hollywood.

Aqui não é Hollywood nem nada mas pode acontecer, não é?

Afinal de contas a arte imita a vida, ou a vida imita a arte.?

O que você faria numa situação dessas?

Acha que dá para continuar amigo dele mesmo depois disso?

Reagiria como?

Os anos de amizade farão alguma diferença pra você nesse momento?

Você convive com ele há anos – são, aliás, grandes amigos –, mas ele nunca deixou de se questionar se você é gay. Só que, até então, o assunto foi abordado com brincadeira, milhares as piadas e você é sempre o gay protagonista. Internamente, ele repete o discurso de que independentemente da sua orientação sexual a amizade continua, afinal ele é um indivíduo sem preconceitos.

Até que chega o dia em que você decide se assumir: Sim sou homossexual.

Como ele vai agir em uma situação dessas?

Será que a cabeça dele cabeça é tão aberta quanto você acreditava?

Ou tudo aquilo não passava de uma máscara politicamente correta?

Em primeiro lugar, ele ficar chocado com a revelação, mas isso não significa que ele seja intolerante à ideia de ter um amigo gay. Por mais desconfiado que já ele pudesse estar, uma manifestação dessas costuma causar certa surpresa.

Ele guarda para si atitudes mais hostis como expressões de nojo ou reprovação. Afinal seu amigo tem todo o direito de não compartilhar dos mesmos gostos que você, mas se você resolveu abrir o jogo com ele é porque o tem como uma pessoa de confiança e por quem cultiva grande estima. Nessa etapa de quebra de tabu, então, o melhor é deixá-lo falar.

Se vocês forem amigos de verdade não há alternativa, então, além dele aceitar o fato e continuar convivendo da maneira como sempre fizeram.

“Amigo é para essas coisas. Para entender, apoiar e dar conselhos quando precisar”

Outra atitude interessante é a de fazer perguntas. Questioná-lo não apenas saciará eventuais dúvidas, como também demonstrará que você está, sim, interessado em compartilhar com ele suas angústias para que ele o aceita dessa maneira. Isso não quer dizer que ele deva ouvir tudo o que você tem para falar.
Por serem amigos íntimos – e, pode-se dizer, ainda mais confidentes agora – há o direito recíproco de se censurarem caso considerem certas questões – como piadas e detalhes sexuais – ou atitudes ofensivas.

O melhor é deixar que seu amigo resolva se deve ou não aceitar sua homossexualidade. Há situações nas quais existem apenas as suspeitas já que, por alguma pressão, os enrustidos não se sentem prontos para assumir.

Por acaso sua amizade vai mudar caso ele descubra que você prefere homens?
Vai deixar de ser menos amigo por isso? Se há uma relação verdadeiramente saudável entre ambos, é de se esperar que algum dia ele vá conversar com você.

Você pode induzi-lo a situações que o deixarão mais confortável para conversar sobre o assunto.

Quem sabe alugar um filme que tenha uma relação gay no enredo ou combinarem de ir a uma boate GLS?

Vale ressaltar: é possível que ele responda suas perguntas de maneira negativa e, quem sabe, sinta-se ofendido por duas razões

Enfim, você é amigo dele e o fato de ser gay não muda uma vírgula na relação de vocês. E isso serve para todos os gays. Ser gay não determina o caráter da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Legal obrigado por participar você é muito importante para o Olhar Masculino Gay de Piracicaba